
É através da dinamização da Economia que podemos criar emprego e dar condições para que as pessoas se fixem em Peniche. Para que os jovens e as famílias com trabalhadores no ativo não tenham de sair de Peniche. A nossa economia tem de ir além do Turismo e tem mesmo de ir além da Pesca e da Agricultura, sectores que podem, contudo, beneficiar de apoios da parte do Município. A indústria e o comércio precisam de um impulso.


VAMOS lançar um Plano de Captação de Investimento direcionado para dois novos polos de desenvolvimento no nosso concelho: a zona portuária e a zona industrial do Vale do Grou. A atratividade fiscal em função da criação de postos de trabalho será um dos pontos desse Plano de Captação de Investimento, dando isenção temporária de determinados impostos (IMI) e taxas municipais às novas empresas. O Presidente da Câmara e os vereadores terão como prioridade procurar ativamente investidores, dar-lhes as melhores condições, mostrar-lhes as portas abertas e a vontade do nosso concelho em acolhê-los. O reforço das componentes de investigação e de inovação, nos sectores do Mar e da Agricultura, mas também na Indústria, serão prioridades do nosso executivo.
INCUBADORA DE EMPRESAS: APOSTAR NA INOVAÇÃO
VAMOS criar uma Incubadora de Empresas para jovens empresários, as chamadas startup, com vantagens e apoios na instalação e com interação constante com as Universidades e Politécnicos, em especial com a ESTM, para que o conhecimento possa criar valor, gerar riqueza e criar emprego. Aliaremos esta criação à dinamização do centro histórico da cidade através da reconversão de edifícios em novos polos de desenvolvimento. A aposta na inovação e no dinamismo é cada vez mais essencial na afirmação dos territórios e na diversificação da economia.
APOIAR OS EMPRESÁRIOS E OS COMERCIANTES
O Município tem de estar ao lado dos empresários e apostar naqueles que arriscaram e que todos os dias fazem a nossa economia mexer. VAMOS criar um Gabinete de Apoio ao Empresário, que preste informação útil e rigorosa acerca dos apoios e incentivos financeiros locais, nacionais e comunitários, dos procedimentos associados à criação de empresas, localização de atividades, oportunidades de negócio, licenciamento e legislação. Os empresários contarão com a total disponibilidade e empenho dos membros da Câmara Municipal para encontrar soluções para os problemas, salvaguardando emprego e potenciando investimento.
O comércio local precisa de ser salvo do declínio que se tem verificado. A criação de um Fórum do Comércio Local, que potencie o diálogo destes com a autarquia e entre si, permitirá dar resposta aos anseios dos comerciantes. Mas o essencial do apoio ao comércio local é criar condições para que as pessoas venham a Peniche, passeiem em Peniche e fiquem em Peniche.
REDUZIR OS IMPOSTOS MUNICIPAIS
VAMOS reduzir a carga fiscal às famílias de Peniche, à imagem do que acontece nos concelhos vizinhos. Uma boa gestão orçamental, sem gastos excessivos e despropositados como os que sinalizámos nos últimos anos, aliada à otimização das receitas municipais (em especial das concessões), permitirá reduzir a participação municipal no IRS e eliminar a derrama, possibilitando criação de emprego e instalação de empresas.
VAMOS promover a deslocação dos produtores locais a feiras de hortícolas regionais e nacionais. Queremos criar condições para valorizar o preço de mercado dos produtos hortícolas, o que passará, em alguns casos, por criar valor acrescentado. A aposta na certificação e a criação de uma marca, associada a estudos científicos que atestem a qualidade dos nossos produtos, é o caminho que queremos seguir. Mas queremos ir mais longe e, em pareceria com as juntas de freguesia, iremos promover formação em diversos áreas e direcionada às diferentes gerações de agricultores. Vamos articular também com as Juntas de Freguesia para garantir a manutenção dos caminhos agrícolas, essencial para o exercício da atividade.
VALORIZAR O PESCADO, PROTEGER AS FAMÍLIAS
Defendemos a valorização do produto - em fresco e transformado - e a criação e promoção de produtos diferenciadores, como uma das formas de ativar o sector da pesca e tornar este sector atrativo para as novas gerações. A certificação e a criação de uma marca serão apostas importantes e através plano de captação de investimento, procuraremos atrair mais empresas na área da transformação de pescado. É fundamental prestar uma nova atenção às condições do nosso Porto de Pesca, que precisa de uma reabilitação nas vertentes piscatória, comercial e recreativa, desde logo com a necessidade de desassoreamento para ter maior competitividade, questões em que a articulação com a DOCAPESCA será essencial.
RECEBER BEM, MOSTRAR O QUE TEMOS
Vamos criar um site específico para visitantes e uma aplicação móvel que evidencie as diferentes opções de visita, o património natural e edificado, a gastronomia e a atividade cultural. A criação de rotas turísticas adaptadas aos diferentes visitantes permitirá diversificar uma visita à nossa terra.
TURISMO: DIVERSIFICAR, VENCER SAZONALIDADE
Diversificar, vencer a sazonalidade, alcançar maior taxa de permanência e de reincidência e criar uma oferta de qualidade - são estes os grandes desafios na área do turismo. Não podemos perder o que se alcançou nos últimos anos com a promoção do Surf e dos desportos náuticos. Defendemos a marca MAR e queremos potenciar novas abordagens nas diferentes áreas: atividades náuticas e de surfing, turismo religioso e cultural, turismo desportivo ou de natureza, turismo de saúde (com o desenvolvimento de talassoterapia). Aproveitando as nossas potencialidades podemos convertê-las em investimento e em emprego.
RELOCALIZAR O POSTO DE TURISMO
VAMOS relocalizar o Posto de Turismo numa zona de fácil acesso, no sentido de elevar a qualidade do serviço que prestamos. Queremos desenvolver capacidade e condições para atrair a nova geração de turismo, com rotas e aplicações digitais, com oferta de serviços e experiências únicas e de qualidade, em estreita colaboração com os agentes locais e económicos.
REQUALIFICAR O PARQUE DE CAMPISMO
Precisamos de um Parque de Campismo que ofereça condições de qualidade e que responda aos novos desafios que os turistas nos colocam. Temos espaços que devem ser reconvertidos e requalificados, para tornar o Parque de Campismo atrativo e como parte da solução para alguns problemas. Não queremos um parque de Campismo com tão fracas condições e tantas reclamações!
POTENCIAR OS GRANDES EVENTOS
A organização pelo Município dos grandes eventos, como o Campeonato do Mundo de Surf ou a Corridas das Fogueiras, e articulação com as organizações de outros, como as festas do concelho, deve procurar potenciar ao máximo os ganhos económicos para o concelho, para os empresários e para os comerciantes. VAMOS atrair as pessoas, cativá-las, fazer com que queiram ficar e voltar, depende também de uma estratégia de concertação de esforços.