A Casa dos Vallas, património da nossa terra
Quando pediu a aquisição da Casa dos Vallas, a Junta de Freguesia tinha várias ideias para aquele espaço - para além da sua utilização pela Junta. Passados 2 anos, as ideias evoluíram mas a vontade continua a ser de o devolver à comunidade. Fechado é apenas um património a degradar-se e inutilizado.

Por iniciativa e solicitação da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, a que tenho a honra de presidir, a Câmara Municipal de Peniche adquiriu há 2 anos, no final de 2014, a Casa dos Vallas, que se encontrava à venda.
A insistência para vencer a resistência da Câmara à aquisição deste imóvel, no Largo de S. Leonardo, paredes meias com a sede da Freguesia, é um dos legados de que me vou orgulhar quando deixar de ser Presidente da Junta.
Foram dois os motivos que levaram a Junta de Freguesia a solicitar a aquisição. Primeiro, porque, por causa da loja que durante várias décadas funcionou no rés-do-chão, aquela casa diz muito aos atouguieiros e devíamos evitar que se desvirtuasse aquele património de interesse público.
Mas o motivo determinante foi a sua implantação nobre, ao lado da Igreja Matriz e da Junta de Freguesia, e a necessidade de um espaço desta natureza numa freguesia tão grande, dinâmica e cheia de potencial como é a de Atouguia da Baleia.
A sede da Junta foi, até ao século XIX, a sede da Câmara Municipal de Atouguia da Baleia. Por razões históricas, deve continuar a ser a sede da Junta de Freguesia. Mas a sala do primeiro andar é demasiado pequena para reuniões da Assembleia de Freguesia e faz falta um Salão Nobre maior e com mais dignidade, assim como espaço para arquivo.
Quando pediu a aquisição da Casa dos Vallas, a Junta de Freguesia tinha várias ideias para aquele espaço - para além da sua utilização pela Junta. Passados 2 anos, as ideias evoluíram mas a vontade continua a ser de o devolver à comunidade. Fechado é apenas um património a degradar-se e inutilizado.
A casa está a precisar de obras urgentes, quanto mais não seja para evitar a degradação. Contamos com o diálogo com a Câmara Municipal para estabelecer um plano de trabalhos no imóvel que permita a sua recuperação - um diálogo que, apesar da insistência da Junta de Freguesia, lamentavelmente espera já 2 anos para acontecer. É urgente que se iniciem as obras e que comece o diálogo sobre o futuro.
Com um número assinalável de associações com grande actividade e com falta de espaços para actividades, uma das funções da Casa dos Vallas deve ser a disponibilidade para todos!
Além disso, permite-nos pensar em parcerias para dar resposta, por exemplo, à necessidade de actividades para a população sénior que merece ter novas respostas culturais.
Sobretudo, é o espaço ideal para funcionar como posto de turismo para dar boas-vindas aos muitos turistas que querem conhecer os monumentos que são o orgulho dos atouguieiros. No mesmo espaço podia funcionar um espaço de divulgação cultural com publicações para venda e onde se mostre e venda o melhor artesanato que se faz na nossa terra!
A Casa dos Vallas foi comprada para ser posta ao serviço das pessoas da freguesia de Atouguia da Baleia. Depois de recuperada, a sua gestão deve ser entregue à Junta de Freguesia - como foram na Serra e em Ferrel entregues os edifícios comprados, em devido tempo, para as respectivas Juntas. A freguesia de Atouguia da Baleia merece!
António Salvador
Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia