2017, o futuro aqui tão perto
Devemos olhar o futuro com esperança. 2017, o ano que em breve começa, traz consigo o compromisso de um tempo novo, de um novo entusiasmo, de uma nova visão para o futuro da nossa terra. Sentimos felizmente essa enorme vontade de mudança nas pessoas que nos abordam.

Se há coisa que o Natal nos mostra é que, no que respeita à solidariedade, as pessoas de Peniche são exemplares. Numa época em que damos tanto valor à família e ao nosso lar, é bom vermos que são tantas as pessoas da nossa comunidade que se mobilizam para disponibilizar algum conforto, algum carinho, algum amor para os que menos têm ou para os que, estando em situação de fragilidade, estão mais necessitados de apoio.
O Município desempenha também um papel essencial desde há longas décadas, disponibilizando habitações para os mais necessitados, numa solução de apoio social que colhe - e bem! - o apoio unânime das forças políticas. Foi aliás o PSD na Câmara Municipal um dos grandes impulsionadores da Habitação Social, para dar resposta às diferentes carências que se iam manifestando. O trabalho de construção e, nos últimos anos, de recuperação das casas foi continuado pelos executivos seguintes para garantir um tecto a quem mais precisa. Assim deve continuar a acontecer.
Mas é sem dúvida às IPSS e às associações do concelho que pertence o maior mérito no serviço que fazem. É um serviço muitas vezes abnegado, de genuína entrega e dedicação, sem pedir nada em troca, sem esperar nada a não ser o bem do próximo.
Num concelho, como Peniche, estagnado pelo imobilismo público, onde infelizmente falta tanta coisa e desde logo o impulso de desenvolvimento, são obviamente fundamentais estas respostas para as vítimas da falta de rumo e de estratégia do executivo municipal.
As associações e as IPSS devem, por isso, ser apoiadas sem reservas e sem hesitações pelo Município, na resposta que dão aos mais necessitados e aos mais vulneráveis da nossa comunidade. Neste tempo de Natal, tempo de alegria para a grande maioria dos habitantes do nosso concelho, fica aqui a minha homenagem sincera e a minha profunda gratidão a todos os que dão um pouco do seu tempo para ajudar os que mais precisam. Graças a eles, temos um concelho melhor!
Julgo, contudo, que devemos olhar o futuro com esperança. 2017, o ano que em breve começa, traz consigo o compromisso de um tempo novo, de um novo entusiasmo, de uma nova visão para o futuro da nossa terra. Sentimos felizmente essa enorme vontade de mudança nas pessoas que nos abordam, querendo dar o seu contributo, ser, como nós procuramos ser na Câmara Municipal, parte da solução.
Um futuro com esperança para todos, com emprego para os jovens, com condições para os mais idosos e para os mais carenciados, com qualidade de vida para os cidadãos e assente num novo modelo de desenvolvimento, que não ponha em causa conquistas importantes dos últimos anos, nomeadamente na área do turismo, mas que vá muito mais além no aproveitamento e valorização do nosso território e das qualidades da nossa gente - é isto que procuramos.
2017 é o tempo de vencer a letargia e o imobilismo, é o tempo de começar a construir, sem demoras e sem adiamentos, um concelho melhor para todos. A todos desejo um Santo Natal e um óptimo ano de 2017.
Filipe Sales
Vereador da Câmara Municipal