Mobilização e Liderança

28-10-2016

As tecnologias revolucionaram a forma como nos relacionamos. Dependemos cada vez mais da internet, das redes sociais e das aplicações. As tecnologias podem e devem revolucionar também a maneira como nos relacionamos com os munícipes e facilitar a comunicação, a partilha de informação e a resolução de problemas.

Desafio: mobilizar os cidadãos para uma participação cívica activa. É difícil, mas é possível e devemos esforçar-nos para que aconteça. Nas últimas semanas, três temas que trouxemos para o debate em Peniche mostram que é possível caminhar-se no sentido de um maior envolvimento dos cidadãos.

As tecnologias revolucionaram a forma como nos relacionamos. Dependemos cada vez mais da internet, das redes sociais e das aplicações. As tecnologias podem e devem revolucionar também a maneira como nos relacionamos com os munícipes e facilitar a comunicação, a partilha de informação e a resolução de problemas.

Apostados nisso, recomendámos na reunião da Câmara Municipal a adesão de Peniche ao projecto 'Portugal WiFi', promovido pelo Turismo de Portugal, com uma linha de financiamento de até 90% da despesa que poderá possibilitar o acesso à web no centro histórico e nas zonas de maior afluxo da nossa cidade.

Em linha com esta ideia, propusemos também a criação de aplicação móvel (compatível com Android, Windows Phone e iOS) que permita reportar, de forma cómoda e eficaz, anomalias e situações que exijam intervenção da autarquia (relacionadas com higiene e limpeza, iluminação pública, obras na via pública manutenção de equipamentos e espaços verdes, por exemplo), georreferenciando o local, à semelhança de outras que existem pelo País.

Dotar Peniche de uma ferramenta moderna e inovadora deste tipo contribuirá para o desenvolvimento do nosso concelho, mas sobretudo permitirá que cada um dialogue e interaja directamente com a autarquia. É uma forma de vencer a barreira que se criou entre cidadãos e autarcas, de restabelecer o diálogo através da permanente disponibilidade para ouvir e aceitar sugestões.

É evidente que é preciso que depois a Câmara Municipal consiga resolver os problemas. Como tenho afirmado repetidamente, a incapacidade de liderança do executivo CDU reflecte-se na forma como responde às solicitações. A autarquia possui um quadro de pessoal de excelentes profissionais que não está optimizado e cujas qualidades são desperdiçadas. Falta organização. Falta mobilização. Falta liderança.

A liderança da autarquia deverá ser capaz de partilhar responsabilidades, fomentando um clima de motivação, estabelecendo uma verdadeira relação de confiança entre autarcas e funcionários do Município, para que, mobilizando-os também a eles e dotando-os dos meios necessários, se reforce a eficácia da resposta no terreno.

Finalmente, desde 2013 que defendemos na Câmara Municipal que Peniche deveria ter um Orçamento Participativo. Na última Assembleia Municipal deu-se um primeiro passo, mas a falta de entusiasmo admitida no passado pelo actual Presidente da Câmara leva a que não seja ainda em 2017 que as pessoas poderão ter uma palavra directa nos projectos que consideram prioritários.

Ficou sobretudo o compromisso inequívoco da parte do PSD Peniche de que, se as pessoas confiarem na nossa alternativa nas eleições do próximo ano, aplicaremos pela primeira vez o Orçamento Participativo já em 2018.

Temos uma terra cheia de potencialidades. Só mobilizando e envolvendo todos poderemos transformá-las em oportunidades!

Filipe Sales

Vereador do PSD na Câmara Municipal de Peniche

© 2017 PSD Peniche
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora