Peniche dourado

15-07-2016

Peniche é lindo. Temos o recorte costeiro mais incrível. As melhores praias. Devemos orgulhar-nos da nossa terra. Este património deve ser devolvido à população para potenciar a qualidade de vida de quem cá vive, proporcionando, com o bem-estar que daí pode advir, momentos verdadeiramente inesquecíveis.

No final deste mês, a Ponta do Trovão receberá um "Prego Dourado", distinção que assinala a relevância deste geomonumento. Além da colocação de sinalética adequada a elucidar acerca deste património, deu-se um importante passo ao delimitar o topo da arriba, com estacas de madeira tratada, impedindo por completo a circulação na arriba.

Enquanto vereador, defendi activamente a solução urbanística que está a ser implementada, inicialmente apelidada de 'radical' e finalmente acolhida pelos outros partidos.

A dimensão do património natural do nosso concelho é assinalável. Somos, de facto, privilegiados por nos ter sido concedida esta terra única, abraçada pelo mar, cheia de recantos admiráveis e com tantos e tão belos pontos de interesse.

Só na cidade de Peniche, o Carreiro da Furninha, a Varanda de Pilatos, o próprio Cabo Carvoeiro e o Ilhéu da Papôa estão entre outros ex-libris que merecem ser enfatizados!

A valorização do nosso território, particularmente do património natural, deve constituir uma prioridade dos próximos anos, precisamente porque este tesouro ambiental se destaca como elemento diferenciador e identitário. O que nos torna únicos é o que nos permitirá afirmarmo-nos num mundo cada vez mais em competição.

O contacto com a natureza e com o seu património é potenciador de felicidade e bem-estar para os cidadãos. Peniche assume-se cada vez mais como um concelho com gente com hábitos de vida saudáveis, registando-se um grande número de praticantes de atletismo iminentemente lúdico.

Defendo que a intervenção que começou na Ponta do Trovão deve por isso alargar-se à restante faixa costeira, possibilitando que, além de cumprir o imperativo de sustentabilidade e conservação do ambiente, se faça mais pelo nosso património, democratizando-o, colocando-o com o merecido destaque para que todos possamos ter noção da nossa riqueza e dele possamos usufruir.

Toda a zona marginal que contacta directamente com o património natural que por cá existe deverá a curto-prazo tornar-se numa zona que privilegie a circulação pedonal e de bicicletas, através da construção de ciclovias com segurança e integradas na paisagem. No resto do concelho podemos pensar em intervenções semelhantes na Almagreira, na Barragem de S. Domingos ou no Planalto das Cezaredas.

Privilegiar o contacto com a natureza em percursos menos poluídos, menos ruidosos, mais saudáveis e mais seguros do ponto de vista rodoviário. A Câmara Municipal tem de ser parte activa nesta nova forma de estar na vida. A constituição de uma rede de bicicletas para utilização pelos munícipes e visitantes, a aposta no transporte colectivo para as praias, o ordenamento do trânsito e do estacionamento, são tudo tarefas às quais se deve acudir sem demora.

Peniche é lindo. Temos o recorte costeiro mais incrível. As melhores praias. Devemos orgulhar-nos da nossa terra. Este património verdadeiramente 'dourado' deve ser devolvido à população para potenciar a qualidade de vida de quem cá vive, proporcionando, com o bem-estar que daí pode advir, momentos verdadeiramente inesquecíveis.

Filipe de Matos Sales

Vereador do PSD na Câmara Municipal

© 2017 PSD Peniche
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora