Peniche, Mar e Estratégia

14-05-2016

É importante aprofundar a ligação ao ensino superior, capitalizar as boas ideias que vão surgindo entre os nossos jovens mais brilhantes. Devemos procurar que de investigadores os jovens passem a empreendedores, de empreendedores a empresários e assim criem emprego, criem valor e se fixem na nossa terra.

A afinidade do nosso País com o Mar influenciou o Mundo, tendo em conta a expansão portuguesa à época dos Descobrimentos. Peniche conta também com esta particular intimidade com o Mar, que nos abraça de uma forma espectacular e única.

Temos ouvido dizer que o Mar deverá cada vez mais afirmar-se enquanto alavanca para o progresso e para desenvolvimento económico de Portugal. O "cluster do Mar" tem pertencido sistematicamente ao léxico dos nossos governantes e é unânime que deveremos explorar o Mar em todas as suas vertentes, estabelecendo vasos comunicantes que permitam uma reacção em cadeia capaz de desenvolver todos os sectores ligados ao Mar de forma sinergética.

Dito de forma mais simples: importa encarar com pragmatismo o "nosso" Mar, pondo de lado os líricos floreados associados ao estrangeirismo.

As oportunidades de desenvolvimento para a nossa terra através do Mar são concretas, contribuindo para o efeito não só o Mar em si mas também as zonas "secas" a ele associadas. Embora não pertença à jurisdição camarária, existe uma área portuária considerável que tem sido alvo de interesse para investidores. Refiro-me à zona contígua à Avenida do Porto de Pesca, onde está instalado o edifício "Cetemares".

Embora a jurisdição seja da Docapesca, o Município de Peniche tem de ter uma voz activa na zona portuária tendo em conta que esta deverá consistir num importante núcleo empresarial da economia do Mar e do desenvolvimento integrado da cidade. Importa organizar e planear o que se pretende para a referida área, perspectivando o que deverá ser Peniche, e aquela zona em concreto, no futuro!

É preocupante que se admita a localização de indústrias, sem um planeamento devidamente actualizado e adaptado às aspirações que Peniche deve ter. O que se vier a instalar naquela área poderá vir a conflituar com os interesses estratégicos para o nosso concelho, podendo por em causa a compatibilização com outras potencialidades estruturantes.

É importante não "navegar à vista" e ter uma visão holística daquela zona da cidade, englobando também a 2.ª fase do Fosso da Muralha (revitalização dos espaços envolventes), na reorganização de toda a zona portuária.

É importante aprofundar a ligação ao ensino superior, capitalizar as boas ideias que, associadas à investigação, vão surgindo entre os nossos jovens mais brilhantes. Devemos procurar que de investigadores, os jovens passem a empreendedores, de empreendedores a empresários e assim criem emprego, criem valor e se fixem na nossa terra. Temos a obrigação de lhes dar condições para isso mesmo.

A fixação empresarial no nosso concelho tem de ser um desígnio! Há que criar condições na zona portuária, conferindo a toda aquela área uma organização que permita a instalação de empresas, criando emprego e, simultaneamente, compatibilizando-a com o desenvolvimento integrado do concelho, tendo em conta a sua vocação turística e a sua vocação marítima, com uma verdadeira visão de futuro para Peniche.

Filipe de Matos Sales

Vereador do PSD na Câmara Municipal

© 2017 PSD Peniche
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora