O desafio do tempo novo

08-02-2016

O papel que hoje está reservado ao Presidente de Câmara é o de ser um verdadeiro agente mobilizador do desenvolvimento local. Exige-se-lhe uma visão global, capacidade de diálogo, vontade efectiva melhorar as condições de vida das pessoas.

O sentimento de que Peniche parou no tempo não é estranho às pessoas do nosso concelho. As mesmas ideias, as mesmas teimosias, as mesmas incapacidades têm marcado as últimas décadas. Olhamos à volta e não há praticamente sinal de desenvolvimento, com a honrosa excepção da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e de algumas empresas e instituições que apostaram na excelência.

Em 2005 António José Correia ganhou a Câmara Municipal com o objectivo de colocar Peniche no mapa do surf mundial. Colocou nesse fim todos os seus esforços e Peniche beneficiou da vinda de surfistas que se sente ao longo do ano. Mas é evidente para todos - e sobretudo para todos os que conhecem Municípios pelo País fora onde o desenvolvimento é uma realidade - que quase tudo o que competia à Autarquia, continua por fazer.

Muito do que se iniciou, ficou por completar - como é o caso gritante da envolvente do Fosso da Muralha! Quantas empresas se instalaram em Peniche? Quantos projectos estruturantes foram completados na última década? Melhorou a imagem de Peniche?

O papel que hoje está reservado aos autarcas, e em especial para o Presidente de Câmara, é o de ser um verdadeiro agente mobilizador do desenvolvimento local. E sobretudo exige-se-lhe uma visão global, capacidade de diálogo com o Governo e com os empresários, vontade efectiva de aplicar os seus esforços na melhoria das condições de vida das pessoas.

O Presidente de Câmara deve procurar, de forma pró-activa, garantir a atracção de investimento. A sua função não é mais ficar no gabinete, à espera que apareça um investidor, para lhe relatar as exigências a cumprir. É ir à procura do investidor, garantindo-lhe facilidades para que invista em Peniche. É assim que se diminui o desemprego e não a organizar manifestações dos sindicatos.

O Presidente de Câmara deve convocar a sociedade civil. Dialogar com as associações e com os cidadãos. Ouvir. Compreender. Aceitar as opiniões alheias. E trabalhar em cada dia com todos, apostado em mobilizar todos para um objectivo comum, confiando nas capacidades das IPSS, dos empresários, dos agentes culturais.

O PSD Peniche está empenhado em fazer mais e fazer melhor do que foi feito nos últimos anos. Sabemos ouvir. Sabemos intervir. Sabemos fazer e queremos fazer mais pela nossa terra. Os que já nos ouviram conhecem a nossa determinação, o nosso empenho e a nossa garra, sabem que somos a alternativa.

Peniche pode ser um concelho de vanguarda, com objectivos estratégicos de desenvolvimento definidos. Para isso precisa de uma liderança capaz de compreender e de preparar o futuro: é o principal desafio do tempo novo que por aí vem.

Filipe de Matos Sales

Vereador do PSD na Câmara Municipal

© 2017 PSD Peniche
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora