
Preservar e enaltecer aquilo que nos distingue enquanto concelho, os nossos valores patrimoniais naturais, edificados ou culturais. Este é o compromisso de valorizar o que é verdadeiramente nosso, o que é verdadeiramente único. Só desta forma será possível às pessoas de Peniche usufruir plenamente do seu território, dando-lhes a qualidade de vida que merecem.

REDE DE CICLOVIAS E PASSADIÇOS
VAMOS criar uma rede de ciclovias e passadiços que nos permita usar os espaços naturais sem os prejudicar, de forma sustentável e segura e potenciando um modo de vida saudável. Desta forma, haverá condições para usufruir das nossas arribas, das nossas dunas, das nossas praias ou do nosso Pinhal. Queremos privilegiar o contacto das pessoas com a natureza, criando percursos menos poluídos, menos ruidosos, mais saudáveis e mais seguros.
VAMOS procurar ligar locais emblemáticos como a Barragem, o Planalto das Cesaredas, o Pinhal de Ferrel ou a Praia da Almagreira através da rede de ciclovias, intervindo como prioridade na ligação do Parque Urbano ao Casal da Vala, criando condições de segurança na ciclovia Ferrel-Baleal e estabelecendo a sua ligação ao Pinhal.
REDE DE BICICLETAS PÚBLICA
VAMOS constituir uma rede de bicicletas pública, para fomentar a circulação saudável, em especial no acesso à praia. Iremos também potenciar o transporte coletivo para as praias, criando parques deslocalizados e ordenando o trânsito e o estacionamento.
ESTRADAS EM CONDIÇÕES AO LONGO DO MANDATO
O "alcatrão eleitoral" não será a marca da nossa gestão. Queremos ter estradas dignas em todo o concelho, ao longo de todo o mandato e não andar a pintar estradas em vésperas de eleições.
DAR VIDA À BARRAGEM DE S. DOMINGOS
A albufeira da Barragem de S. Domingos vai ser um lugar de excelência para a prática de desporto e caminhadas, para a observação de aves e para atividades de valorização ambiental e turística, ligando a albufeira ao planalto das Cesaredas através de caminhos pedestres.
VAMOS criar condições para a instalação de um equipamento de apoio a atividades náuticas, que atraia a realização de eventos de âmbito nacional e internacional ligados ao remo ou à canoagem.
PRAIAS DIGNAS DAS GENTES DA NOSSA TERRA
VAMOS investir seriamente nas nossas praias, com a instalação de acessos dignos e seguros, de pequenos equipamentos de apoio e lúdicos (como duches, lava-pés e placas informativas), investimentos que não podem tardar para que as pessoas da nossa terra, em primeiro lugar, tenham as praias que merecem e sejam próprias de um destino de praia moderno e atrativo. Vamos assegurar a existência de brigadas municipais focadas em resolver os problemas do dia-a-dia das praias, como a limpeza.
BERLENGA SUSTENTÁVEL E ATRATIVA
O arquipélago das Berlengas vai ter uma estratégia de valorização e de sustentabilidade, baseada numa gestão eficiente, que promova a oferta de serviços e experiências de qualidade. Esta gestão baseia-se na adequação da carga humana e numa gestão eficiente dos resíduos sólidos e do serviço de limpeza da ilha, questões que não têm merecido a devida atenção por parte da Câmara Municipal, que tem falhado também no diálogo com as autoridades nacionais. Queremos que a Berlenga tenha um Parque de Campismo de qualidade, garantindo as características de uma reserva natural.
ACABAR COM O AUTOCARAVANISMO DESREGULADO
VAMOS acabar com o autocaravanismo desregulado nos primeiros 6 meses do nosso mandato e vamos apoiar a criação de parques para os autocaravanistas. Este problema é desvalorizador do território, com autocaravanas semeadas pelas arribas, na Consolação, no Baleal, junto à Muralha, numa anarquia indigna do nosso território e ao arrepio das regras em vigor.
UMA CIDADE MAIS LIMPA
Queremos um concelho mais limpo, ordenado e VAMOS melhorar a qualidade do serviço de recolha de lixo (RSU) que tem sido prestado pela Câmara Municipal. Apostaremos em novas formas de promoção da reciclagem. Faremos uma gestão criteriosa, focada e eficiente deste serviço, adaptando desde o primeiro momento o sistema de recolha aos diferentes pontos (zona histórica da cidade, Avenida do Mar, praias), porque não queremos que se repita a situação que temos vivido nos últimos anos. E voltaremos a efetuar lavagens regulares das ruas.
PROTEGEMOS OS ANIMAIS DO NOSSO CONCELHO
Estivemos sempre na linha da frente da defesa dos animais. VAMOS implementar uma política municipal de proteção animal, onde a instalação de um centro de recolha oficial é a prioridade. Criaremos condições para que possa existir uma interação com crianças, criando um Parque Pedagógico que traga vida aos animais recolhidos. Queremos gerir esta pasta através de cooperação permanente com as associações de defesa dos animais, fazendo de Peniche um município verdadeiramente amigo dos animais.
ORDENAR E REABILITAR
Só é possível ter um modelo de desenvolvimento articulado e estratégico com planeamento e ordenamento territorial. A revisão do Plano Diretor Municipal e um plano eficaz de reabilitação urbana (centrada em apoios efetivos a quem reabilite nos centros históricos, através de isenções de IMI) são prioridades estratégicas para valorizar o nosso território, para garantir direitos e oportunidades a todos e preparar a nossa terra para o futuro. VAMOS apostar na participação efetiva dos munícipes ao longo de todo o processo de revisão do PDM e nas principais alterações urbanísticas.
IMAGEM DO CONCELHO E SINALÉTICA
Porque uma imagem vale mais que 1000 palavras, VAMOS reformular a imagem da sinalética do nosso concelho, para promovê-lo como moderno, atrativo e diferenciador. Queremos um concelho em que todos sintam orgulho em morar e trabalhar e também que seja a escolha dos turistas, que cada vez são mais exigentes.
PENICHE MAIS VERDE E MAIS BONITO
Como propusemos neste mandato, queremos um concelho mais verde. VAMOS plantar árvores e requalificar jardins e espaços verdes em todo o concelho. Queremos espaços arborizados, que contribuam para o reforço da qualidade de vida, fomentem hábitos de vida saudáveis e que qualifiquem o nosso território.
UM PINHAL SEGURO E LIMPO
VAMOS promover uma valorização das áreas florestais e agrícolas do concelho, em especial do Pinhal de Ferrel, através de uma articulação mais eficiente das ações conduzidas pelos serviços municipais (proteção civil, gabinete técnico florestal) e as Juntas de Freguesia nas tarefas de planeamento e conservação dos espaços rurais e florestais, incluindo os caminhos.
MURALHA DE PENICHE, SÍMBOLO DA CIDADE
A Muralha de Peniche VAI SER preservada e dignificada fazendo deste património um símbolo da nossa cidade, que se distinga pela sua beleza e imponência. Temos de a limpar e conservar e vamos iluminá-la, para que deixe de ser uma barreira e passe a ser um cartão-de-visita que nos orgulhe a todos. A zona envolvente ao Fosso da Muralha deixará de ser um projeto adiado e VAI SER um espaço público de qualidade. Não pode ser um espaço marcado pela falta de limpeza ou por estacionamento anárquico de caravanas ou por um cenário de obra inacabada. Tem de ser um espaço onde queiramos estar!
FORTALEZA E CAMPO DA TORRE COM VIDA
Queremos uma Fortaleza com vida, com sustentabilidade, que possa ser o espaço para o Museu que Peniche merece, mas que faça a diferença na atratividade e na valorização da memória, incluindo da memória como prisão política. VAMOS corrigir o erro histórico que foi cometido no Campo da Torre, com uma intervenção feita ao arrepio das pessoas da nossa terra e que evidencia a falta de visão de alguns autarcas.
PATRIMÓNIO E MUSEUS EM REDE
VAMOS preservar e divulgar o valioso património edificado que temos no nosso concelho, incluindo espaços pitorescos como a Capela de Santo Estêvão no Baleal e lugares únicos como o Santuário dos Remédios, o Antigo Paço Real da Serra d'El Rei e o conjunto arquitetónico da vila de Atouguia da Baleia, entre outros. Queremos dinamizar a rede museológica existente, para que não sejam apenas espaços abertos, mas espaços vivos e apelativos. A começar pelo Museu Municipal de Peniche, que tem de ser um espaço nobre, digno da história do nosso concelho e das tradições das suas gentes. E queremos salvaguardar e valorizar o património de cariz mais popular, como os moinhos, os lavadouros e os fontanários.
PATRIMÓNIO GEOLÓGICO E NATURAL
Aproveitando o conhecimento que as associações do concelho possuem sobre a matéria, promoveremos ações de valorização do nosso riquíssimo património geológico e natural, seja de fauna ou flora. O envolvimento dos agrupamentos escolares em atividades pedagógicas de sensibilização ambiental deverá ser uma prioridade num concelho que se quer cada vez mais amigo do ambiente e consciente da sua riqueza natural.
ARMAZÉM DAS ARTES ' ARTE URBANA
Queremos que os artistas, os criativos, os vanguardistas da nossa terra tenham aqui uma oportunidade de crescer artisticamente, concebendo e expondo as suas obras. Vamos fazer do nosso concelho um palco a céu aberto. Não podemos virar as costas às tendências artísticas atuais. Vemos a arte urbana como uma forma de valorizar o espaço público, fazendo da rua uma galeria viva.
MERCADO MUNICIPAL E GASTRONOMIA
O Mercado Municipal tem de ser aproveitado, recuperado e reinventado para que volte a ser um local com condições para quem vende e também para quem compra e, que, por outro lado, seja de passagem obrigatória e seja um espaço de excelência para a promoção dos nossos produtos locais e da nossa gastronomia. Além de eliminar a venda ambulante à frente do Mercado, vamos promover a sua total requalificação, no interior mas também no exterior. A sua envolvente tem de ser um espaço digno de convívio, de lazer e espaços verdes. Vamos ter um Mercado para o nosso tempo, com atividades gastronómicas, culturais, exposições e workshops.
GRANDE EVENTO GASTRONÓMICO
Associar um evento gastronómico a uma agenda cultural de qualidade é um imperativo para quem vive no nosso concelho e para quem nos visita. Vamos enaltecer a nossa identidade gastronómica, como a sardinha assada, a caldeirada, o peixe-seco, os hortícolas ou a doçaria regional. Não podemos desperdiçar a enorme oportunidade de transformar esta riqueza em valor para a nossa terra.
ARTES DE PENICHE
VAMOS valorizar as nossas rendas de bilros, torná-las um emblema incontornável da nossa terra e introduzi-las em mercados ainda não experimentados. Daremos uma nova atenção às artes da pesca e à divulgação da história das indústrias tradicionais, como a da construção naval e conserveira.